Peregrino Andante



CAMINHOS DE SANTIAGO


BUEN CAMINO!

Santiago De Compostela Buen Camino GIF by Correos

Logo Concha

Venha Para o Caminho!

Cruz de Santiago

Cruz de Santiago
Bordão do Peregrino
Vieira
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Bem-Vindos aos Caminhos de Santiago!
Buen Camino!
“Ultre eia Et Sus eia! Deus adjuva nos!”

Caminho Francês

Caminho Francês
La Rioja, Caminho Francês

Imagens de Santiago

Visualizar

Cavaleiros Templários

Visualizar

Cruzado

Imaxe relacionada

Peregrino

Botafumeiro





Jakobuspilger


quinta-feira, 21 de março de 2024

LIVROS PUBLICADOS SOBRE OS CAMINHOS DE SANTIAGO






O objetivo deste livro é apresentar uma ampla visão sobre o Caminho Português da Costa cujo percurso, de aproximadamente 300 quilômetros, vai da Cidade do Porto, em Portugal, até Santiago de Compostela, na Espanha. Inicialmente, fazemos uma descrição histórica dos principais acontecimentos registrados na História que são, direta ou indiretamente, relacionados com os Caminhos de Santiago em Portugal. Depois, fazemos uma descrição completa da História do Caminho Português da Costa, desde a sua origem até hoje, incluindo a relação histórica de cada uma das cidades atravessadas com os Caminhos de Santiago. Em seguida, apresentamos o percurso por nós seguido com suas respectivas etapas, cidade a cidade; as principais atrações de cada uma das cidades por nós atravessadas; a Sinalética do Caminho Português da Costa; o Mapa do Caminho Português da Costa; as peregrinações famosas aos Caminhos de Santiago em Portugal; as principais construções religiosas dedicadas a Santiago Maior ao longo do Caminho Português da Costa; os cruzeiros dedicados a Santiago Maior ao longo do percurso; o diário por nós escrito etapa a etapa, em que descrevemos nossas impressões sobre as experiências que tivemos ao longo do percurso, etapa a etapa; e, finalmente, apresentamos os certificados de conclusão e de distância do Caminho Português da Costa emitidos pela Oficina do Peregrino da Catedral de Santiago de Compostela. O Caminho Português da Costa vem ganhando importância no conjunto dos diversos Caminhos de Santiago, sendo um dos três mais frequentados pelos peregrinos. Ao longo do diário apresentamos dezenas de fotografias que mostram toda a beleza e monumentalidade do Caminho Português da Costa.


Este livro retrata nossa experiência ao longo do Caminho Francês durante o outono, o principal dos chamados Caminhos de Santiago. Inicialmente, apresentamos um estudo estatístico com os principais indicadores de todos os Caminhos de Santiago (número de peregrinos, principais cidades de partida dos peregrinos, etc.). Posteriormente, descrevemos os principais aspectos da História dos Caminho de Santiago (quem foi Santiago, o que significa o Caminho das Estrelas, os atributos do peregrino, o significado da vieira, as diversas representações do Caminho, o que significa fazer o Caminho, etc.). Em seguida, mostramos nosso percurso percorrido e, finalmente, um diário completo que fomos escrevendo ao longo do Caminho Francês. Nesse diário, descrevemos nossas diversas experiências, com particular ênfase em nossas reflexões e em nossa relação com outros peregrinos. Apresentamos, também, diversas fotografias que darão ao leitor uma visão da extraordinária beleza do percurso que pode ser apreciada ao longo da Caminho Francês de Santiago de Compostela durante o outono.
Este livro retrata nossa experiência ao longo do Caminho Francês durante a Primavera, o principal dos chamados Caminhos de Santiago. Inicialmente, apresentamos um estudo estatístico com os principais indicadores de todos os Caminhos de Santiago (número de peregrinos por ano, número de peregrinos em cada Caminho de Santiago, principais cidades de partida dos peregrinos, etc.). Posteriormente, descrevemos os principais aspectos da História dos Caminho de Santiago (quem foi Santiago, o que significa o Caminho das Estrelas, os atributos do peregrino, o significado da vieira, as diversas representações do Caminho, o que significa fazer o Caminho, etc.). Em seguida, mostramos nosso percurso percorrido, os principais destaques das cidades do Caminho Francês e, finalmente, um diário completo que fomos escrevendo ao longo do Caminho Francês. Nesse diário, descrevemos nossas diversas experiências, com particular ênfase em nossas reflexões filosóficas e em nossa relação com outros peregrinos. Apresentamos, também, diversas fotografias que darão ao leitor uma visão da extraordinária beleza do percurso que pode ser apreciada ao longo da Caminho Francês de Santiago de Compostela durante a Primavera.





Este livro apresenta uma cronologia histórica dos fatos históricos mais importantes relacionados com os Caminhos de Santiago. Começando pela fundação de Sevilha, no século XIII antes de Cristo, de onde parte a chamada Via de la Plata, passando pelo nascimento e morte de Jesus Cristo e de seus discípulos, São Tiago o Maior em particular, a perseguição e execução dos cristãos durante o Império Romano, a construção dos principais templos dedicados a Santiago no mundo, os fatos históricos diretamente ligados aos principais Caminhos de Santiago, a invasão muçulmana e a Reconquista Cristã, a fundação das Ordens Religiosas Cristãs, as Cruzadas e a tentativa de expansão do Cristianismo, as principais peregrinações a Santiago de Compostela ao longo da História, as visitas papais a Santiago de Compostela, a reconstrução dos Caminhos de Santiago e sua declaração como Patrimônio da Humanidade, o crescimento recente do número de peregrinos de Santiago de Compostela e os desafios atuais para a Civilização Ocidental e o Cristianismo.






Este livro retrata nossa experiência ao longo do Caminho Inglês durante o outono, atualmente um dos principais (mais frequentados) dos chamados Caminhos de Santiago. Inicialmente, apresentamos um estudo estatístico com os principais indicadores de todos os Caminhos de Santiago (número de peregrinos, principais cidades de partida dos peregrinos, etc.). Posteriormente, descrevemos os principais aspectos da História do Caminho Inglês e fatos históricos importantes relacionados com o Caminho Inglês. Em seguida, mostramos nosso percurso percorrido, os principais destaques das cidades do Caminho Inglês e, finalmente, um diário completo que fomos escrevendo ao longo do Caminho Inglês. Nesse diário, descrevemos nossas diversas experiências, com particular ênfase em nossas reflexões e em nossa relação com outras pessoas/ peregrinos, incluindo o diário de nossa estadia em Santiago de Compostela, A Coruña, Porto e Lisboa. Apresentamos, também, diversas fotografias que darão ao leitor uma visão da extraordinária beleza do percurso que pode ser apreciada ao longo do Caminho Inglês de Santiago de Compostela durante o outono.









Este livro apresenta a História dos principais Caminhos de Santiago em três países: Espanha, Portugal e França (Francês, Português, Primitivo, Norte, Inglês, Via de La Plata, Via Podiensis, Finisterra, Via Tolosana e Português da Costa). Inicialmente, apresentamos uma cronologia dos principais fatos históricos relacionados com os Caminhos de Santiago. Posteriormente, analisamos o renascimento dos Caminhos de Santiago, com dados completos de número de peregrinações no período 1970-2016 (total, por tipo de Caminho e por cidade de partida). Depois, apresentamos, em sequência, a História do Caminho Francês, História do Caminho Central Português, História dos Caminhos do Norte e Primitivo, História da Via de La Plata, História da Via Podiensis, História do Caminho de Finisterra, História do Caminho Inglês, História do Caminho de Arles (Via Tolosana) e História do Caminho Português da Costa. Finalmente, apresentamos nossas reflexões filosóficas alcançadas ao longo dos diversos Caminhos por onde peregrinamos, levando em conta nosso relacionamento com outros peregrinos e com a espetacular Natureza em torno dos Caminhos (Francês, Português, Via de La Plata, Via Podiensis e Finisterra). Além da História de cada Caminho propriamente dita, apresentamos os brasões das cidades dos Caminhos que tem motivos ligados a Santiago, as principais atrações das cidades de cada Caminho e os percursos, dia a dia, de cada Caminho. São apresentadas ao longo do livro imagens e fotografias selecionadas relativas aos diversos Caminhos de Santiago. A influência de Santiago em Portugal e na Espanha é impressionante, seja pelo número de cidades com nome de Santiago, seja pela quantidade de cidades, vilas e freguesias que tem brasão dedicado a Santiago ou pelo número de paróquias cujo patrono é Santiago Apóstolo, demonstrando sua importância no fortalecimento e na irradiação da Fé Cristã na Europa e no Mundo. Apresentamos, também, ao longo do livro, belas imagens de Santiago retratadas por diversos pintores famosos, tais como: Guido Reni (1575-1642), Rembrandt (1606-1669), Murillo (1617-1682), Juan de Juanes (1507-1579), Zurbarán (1598-1664), Salvador Dalí (1904-1989), El Greco (1541-1614), Georges de la Tour (1593-1652), Giuseppe Vermiglio (1585-1635), Hieronimus Bosh (1450-1516), Tiziano Vecellio (1488-1576), Carlo Crivelli (1430-1495), Jean Poyer (1465-1503), José de Ribera (1591-1652), Jaume Ferrer, Alonso Cano (1601-1667), Rubens (1572-1640), Pompeo Battoni (1708-1787) e Francisco Polanco (?-1651).





Este livro retrata nossa experiência ao longo da Via de la Plata, o mais longo e exigente entre os principais caminhos dos chamados Caminhos de Santiago. A grande aventura da Via de la Plata é uma peregrinação de mais de 1.000 (mil) quilômetros entre Sevilha e Santiago de Compostela, passando por 145 cidades, vilas e aldeias, experimentando planícies e montanhas, sol, calor, vento, areia, chuva, neve, granizo e também conhecendo muitas pessoas e vendo paisagens deslumbrantes e inesquecíveis. E, mais do que isso: sentindo a existência de Deus em toda sua plenitude. Inicialmente, apresentamos uma cronologia dos principais fatos históricos relacionados com os Caminhos de Santiago, fruto de exaustiva pesquisa. Posteriormente, descrevemos a história da Via de la Plata, os itinerários de Antonino Caracalla, o Caminho Moçárabe, o Caminho Sanabrês, a lenda da vieira, o Botafumeiro, o renascimento dos Caminhos de Santiago, estatísticas de peregrinações a Santiago de Compostela no período 1970-2016, principais atrações das cidades da Via de la Plata, e, finalmente, um diário completo que fomos escrevendo ao longo da Via de la Plata. Nesse diário, descrevemos nossas diversas experiências, com particular ênfase em nossas reflexões filosóficas e em nossa relação com outros peregrinos. Apresentamos, também, dezenas de fotografias que darão ao leitor uma visão da grandeza e da beleza do percurso ao longo da Via de la Plata.


Este livro retrata nossa experiência ao longo do Caminho Central Português, o segundo mais frequentado entre os principais caminhos dos chamados Caminhos de Santiago. Inicialmente, apresentamos uma cronologia dos principais fatos históricos relacionados com os Caminhos de Santiago, fruto de exaustiva pesquisa. Posteriormente, descrevemos o Caminho Central Português, os itinerários de Antonino Caracalla em Portugal, a importância da Ordem de Santiago em Portugal, principais templos e fortalezas dedicados a Santiago em Portugal, as Vias Romanas em Portugal, o surgimento da lenda de Santiago guerreiro em Portugal, cidades e freguesias dedicados a Santiago em Portugal, peregrinações famosas ao Caminho Português, o renascimento dos Caminhos de Santiago, estatísticas de peregrinações a Santiago no período 1970-2015, principais atrações das cidades do Caminho Português, e, finalmente, um diário completo que fomos escrevendo ao longo do Caminho Português. Nesse diário, descrevemos nossas diversas experiências, com particular ênfase em nossas reflexões filosóficas e em nossa relação com outros peregrinos. Apresentamos, também, diversas fotografias que darão ao leitor uma visão da beleza do percurso que pode ser apreciada ao longo da Caminho Português de Santiago de Compostela.


Este livro retrata nossa experiência ao longo do Caminho de Finisterra, um dos mais cheios de significado espiritual entre os principais caminhos dos chamados Caminhos de Santiago. Inicialmente, apresentamos uma cronologia dos principais fatos históricos relacionados com os Caminhos de Santiago, fruto de exaustiva pesquisa. Posteriormente, descrevemos o Caminho de Finisterra, a História de Finisterra, a História de Muxía, o significado espiritual do Caminho de Finisterra, a Lenda da Vieira, o renascimento dos Caminhos de Santiago, estatísticas de peregrinações a Santiago no período 1970-2015, nosso percurso no Caminho de Finisterra, principais atrações das cidades do Caminho de Finisterra, e, finalmente, um diário completo que fomos escrevendo ao longo do Caminho de Finisterra. Nesse diário, descrevemos nossas diversas experiências, com particular ênfase em nossas reflexões filosóficas e em nossa relação com outros peregrinos. Apresentamos, também, diversas fotografias que darão ao leitor uma visão da beleza do percurso que pode ser apreciada ao longo da Caminho de Finisterra. Ao final, apresentamos nossa Muxiana, nossa Fisterrana e uma oração de agradecimento a Santiago pelas Graças recebidas ao longo do Caminho.

Este livro retrata nossa experiência ao longo do Caminho Francês, o principal dos chamados Caminhos de Santiago. Inicialmente, apresentamos uma cronologia dos principais fatos históricos relacionados com os Caminhos de Santiago, fruto de exaustiva pesquisa. Posteriormente, descrevemos o Caminho de Santiago, quem foi Santiago, o que significa o Caminho das Estrelas, os atributos do peregrino, o significado da vieira, as diversas representações do Caminho, o que significa fazer o Caminho, nosso percurso percorrido, os principais destaques das cidades do Caminho e, finalmente, um diário completo que fomos escrevendo ao longo do Caminho Francês. Nesse diário, descrevemos nossas diversas experiências, com particular ênfase em nossas reflexões filosóficas e em nossa relação com outros peregrinos. Apresentamos, também, diversas fotografias que darão ao leitor uma visão da beleza do percurso que pode ser apreciada ao longo da Caminho Francês de Santiago de Compostela. Recomendamos a compra da versão colorida do livro.
Este livro retrata nossa experiência ao longo da Via Podiensis, na França, um dos principais dos chamados Caminhos de Santiago e que liga as cidades de Le-Puy-en-Vélay e Saint-Jean-Pied-de-Port. Inicialmente, apresentamos uma cronologia dos principais fatos históricos relacionados com os Caminhos de Santiago, fruto de exaustiva pesquisa. Posteriormente, descrevemos a Via Podiensis, desde sua origem romana até nossos dias; as principais vias do Caminho na França (Tolosana, Lemovicence e Turonense), a Stèle de Gibraltar, quem foram o Bispo Godescalc e Sante Foy, uma descrição histórica das Guerras de Religião na França, Rocamadour, os principais destaques das cidades da Via Podiensis, nosso percurso percorrido na Via Podiensis e, finalmente, um diário completo que fomos escrevendo ao longo do da Via Podiensis. Nesse diário, descrevemos nossas diversas experiências, com particular ênfase em nossas reflexões filosóficas e em nossa relação com outros peregrinos. Apresentamos, também, dezenas de fotografias que darão ao leitor uma visão da beleza do percurso que pode ser apreciada ao longo da Via Podiensis, uma extraordinária região da França. 
Este livro apresenta um estudo sobre a importância de Santiago no ideário cristão português. Há muitas evidências que demonstram essa importância: o número de templos dedicados a Santiago em Portugal, o número de cidades, vilas e freguesias com nome de Santiago e o número de brasões de cidades, vilas e freguesias portuguesas com influências dos símbolos dedicados a Santiago. Claramente, Santiago foi utilizado – a partir de uma estratégia político-religiosa - como um símbolo de irradiação do culto cristão, de consolidação do ideário cristão em Portugal e de consolidação de uma Civilização construída a partir dos valores cristãos. Apresentamos dados que mostram a importância crescente do Caminho Português no conjunto dos Caminhos de Santiago. Ao final do livro, apresentamos os 216 belíssimos brasões dedicados a Santiago em Portugal.


ESTES LIVROS PODEM SER ADQUIRIDOS NO SITE ABAIXO:













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Missas nos Caminhos de Santiago

Mapa do Caminho Francês

Mapa do Caminho Central Português

Mapa do Caminho de Finisterra

Mapa da Via Podiensis

Mapa da Via de la Plata

Mapa do Caminho do Norte e Primitivo

Mapa do Caminho Inglês

Mapa do Caminho Português da Costa

Mapa do Caminho de Fátima